04/05/2011

Tradição Reconhecida.

Dia 25/04/2011, em Porto Alegre, foi realizado o anúncio oficial de encaminhamento do processo para tombar o tradicionalismo e suas manifestações como Patrimônio Imaterial. Isto significa que a possibilidade de um maior apoio e incentivo da administração municipal para as entidades tradicionalistas e para o Movimento Tradicionalista Gaúcho como um todo, por exemplo, na cedência de terrenos para instalação de CTGs. Antes, porem,  projeto deve preencher uma série de requisitos estabelecidos pelo Ministério da Cultura. No Rio Grande do Sul, apenas a Feira do Livro, a Festa de Navegantes e a Orquestra Sinfônica possuem tal denominação.
 A ideia para desenvolvimento deste projeto surgiu em julho de 2010, em audiência pública da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, realizada no CTG Vaqueanos da Tradição, quando se debateu a permanência da entidade em sua sede atual posto que esta deveria ser desocupada para a construção da Arena do Gremio.
 Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entende-se por patrimônio imaterial as práticas, as formas de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer – junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhe são associados – que as comunidades, grupos e as pessoas reconhecem como parte integrante de seu patrimônio e que são transmitidos de geração pra geração.
Do Blog: http://wp.clicrbs.com.br/mtg