18/05/2011

O tradicionalismo na formação do jovem.

Editorial do presidente do MTG, Erival Bertolini)
Os meses de abril e maio para o Movimento Tradicionalista Gaúcho são dedicados ao jovem. É neste período que ocorrem as etapas estaduais dos eventos destinados ao público de maior interesse para o tradicionalismo: a infância e a juventude.
A educação é, hoje, um dos principais problemas brasileiros e este é um assunto que afeta diretamente toda a sociedade, pois, crianças sem educação transformam-se em adultos sem o preparo necessário para enfrentar as duras questões que a vida apresenta diariamente a todos.
Os pais estão procurando se isentar de sua principal responsabilidade, delegando a outros, sejam eles professores, as babás, terapeutas, a formação de seus filhos. Pressionados pelas obrigações da vida moderna, por questões financeiras, pela falta de tempo, acaba-se gerando um círculo vicioso, onde quem paga a conta é a sociedade.
A unidade familiar precisa ser recuperada e este é um dos desafios mais grandiosos a qual o tradicionalismo se propõe. Nossos Centros de Tradições, além de locais de preservação de nossa história e de nossos costumes, são um forte apoio para os pais em sua difícil tarefa de formar cidadãos preparados e moralmente sólidos. Isso porque os CTGs são um dos poucos lugares onde é possível o convívio de gerações, onde a hierarquia e o respeito familiar permanecem vivos, não como forma de lembrar como se vivia, porém, como alternativa a um convívio saudável e feliz.
É por isso que todo tradicionalista, seja ele coordenador, patrão ou associado de entidade, deve estimular seus filhos a participarem do tradicionalismo. Os concursos tem justamente essa finalidade, ser um atrativo para a entrada deles no tradicionalismo. Nunca esteve em disputa a busca por títulos, faixas e crachás, que são em essência passageiros.
Por isso, que uma das metas da gestão Sempre MTG é a simplificação de processos e estamos realizando isto tanto no Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilha quanto na Ciranda Cultural de Prendas. Tornar o acesso e a participação mais simples aos envolvidos não só estimular um maior número quanto torna mais agradável a participação no tradicionalismo como um todo.
Finalizando, desejo a todas as prendas concorrentes muito sucesso em Passo Fundo e, assim como disse os peões, não há perdedores em um concurso.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/mtg