21/02/2013

Salpicão de churrasco



Buenas, sobra de churrasco, nada melhor que fazer um arroz bem caprichado, certo? Segunda feira era a receita planejada mais um desejo maior por um risoto com galinha crioula pelo pessoal mudou os planos. Dai lá vai a carne de volta para a geladeira e assim vai ficando até seu destino ser aquele cachorrinho da casa ou o próprio lixo. Porque não fazer um delicioso SALPICÃO DE SOBRA DO CHURRASCO?
Bom não sei muito de medida e passos certinhos que nem nas receitas tradicionais, pois nunca sigo uma receita sou daqueles que cozinha pela experiencia e pelo bom gosto.
Então vamos vou relacionar os ingredientes que tinha na geladeira para seu preparo, não vou colocar quantidades certas pois como falei antes não sigo receita:
- A sobra do churrasco, no meu caso um pedaço de filé inteiro.
- Pimentão verde e vermelho
- Batata palha
- Um sache de maionese
- Requeijão ou creme de leite
- Pepino em conserva
- Presunto fatiado
- Queijo muzarela fatiado
- Três ovos cozidos
Bom este são os ingredientes que tinha em casa na noite em que fiz o prato, mais poderá ser acrescentado mais coisas que vão no salpicão tradicional como maçã, azeitonas, ameixas secas e mais o que for da mente e do bom gosto do cozinheiro.
Vamos ao preparo, primeiro piquei todos os ingredientes (carne, presunto, queijo, pepino, pimentões) em tiras finas para salpicão. A carne juntamente com os pimentões refoguei em uma frigideira, os pimentões para somente tirar seu forte gosto. Achava que faltava algo, reparei que no armário da cozinha tinha um litro de conhaque, me veio a súbita ideia de flambar, porque não os melhores pratos são assim se inventando e testando, um boa flambada e o gosto se realçou. Em um prato refratário grande coloquei os demais ingredientes picados e por ultimo após resfriar a carne e os pimentões. Os ovos cozidos retirei as gemas e também piquei as claras também em tiras como os demais ingredientes. Tudo colocado no prato coloque a maionese e o creme de leite e misturei, sal a gosto e por ultimo antes de servir as batatas palhas para não murcharem muito. Está ai uma deliciosa e simples receita de um bom acompanhamento com sobra daquele churrasco do final de semana.
Bom apetite! Edison Martins.